quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Será?

Ontem o Jornal da Globo mostrou cenas impressionantes de assaltos na orla de Fortaleza. O turista está passeando, tranquilo, nem bolsa carrega, mas quando tira o celular do bolso, e, quase como urubu e carniça, é atacado por três,quatro, nove assaltantes. Aqui em João Pessoa, em menos de seis meses, duas jovens foram baleadas em paradas de ônibus por bandidos que queria apenas o telefone celular. Hoje foi lançado o projeto piloto do programa "Paraíba Digital" que pretende disponibilizar internet gratuita já a partir do ano que vem. A orla da capital vai ser o primeiro espaço no estado a ser Wi-FI. Ou seja, pessoas poderão levar os seus lap tops à praia onde terão acesso rápido e de graça à rede mundial de computadores. Aí você me pergunta: Qual a ligação de um assunto e outro? Explico. As cenas dos assaltos em Fortaleza e a lembraça dos casos das meninas baleadas por causa de um celular foram a segunda coisa que veio à minha cabeça quando lí a matéria no JP sobre o Paraiba Digital. Não sou pessimista nem avessa aos benefícios da tecnologia. Nem sou do tipo de pessoa que não sai de casa sozinha ou à noite por medo de assalto. Não é nada disso. Mas eu fiquei pensando: se a bandidagem atira em outra pessoa por causa de um celular que é algo extremamente banal hoje em dia, o que será que vai acontecer como as pessoas começaram a usar os seus lap tops no meio da rua? Aí alguém pode dizer: "Ai que pensamento mais pequeno. A iniciativa é tão boa". É, pode até ser, mas não tem como não aparecer esse questionamento. Ah, e a primeira coisa que pensei, o que foi? Pensei: "que legal!".

3 comentários:

DB disse...

Será...só imaginação? Nao, eu tb acho que nao. é uma medida meio anacronica instalar wi-fi nas praias, qdo, na verdade, metade da escoplas nao tem nem computador (olha a pauta!). bueno, qdo estive em toronto, no canadá, ficava impressionado com as pessoas que andavam no metro/onibus distraidos nos seus proiprios laptops. qdo chegfava a estaacao, eles fechavam o lap e seguiam, normalmente, sem desconfiancas. eu ficava calculando: bueno, se eles vendessem o laptop e fizessem mais uma pequena economia, daria para comprar um carro (tem carros de 4 mil dolares no canada - vagabundops, é bem verdade). mas para que carro se tem seguranca se é possivel andar de qualquer jeito na rua?

Felipe Gesteira disse...

Acho que a idéia não era bem "usar no meio da rua". Se o sinal vai estar disponível em toda a orla, tb servirá para os clientes dos bares, que devem ter segurança, e tb para os moradores, que usarão internet de graça dentro de suas casas, comprando apenas um roteador wireless. A idéia é expandir isso para toda a cidade. Se a moda pega mesmo, já pensou em toda a cidade deixar de pagar internet e provedor? Se funcionar vai ser legal.

Clébio Melo disse...

Concordo contigo, cara Gil. Pensei da mesma forma quando li notícias que tanto o governo do estado quanto os candidatos a prefeitura de Campina Grande disseram ter projeto para instala na praça da Bandeira, centro movimentado em todos os aspectos da cidade, a internet sem fio. Acho que isso não vai pegar... a não ser para os ricos da orla de João Pessoa que do alto dos luxuosos prédios vão ter acesso à internet gratuita. Um pensamento melhor seria instalar o wi-fi nas escolas, universidades e nos bairros menos favorcidos Aqui em Campina, isso vai ser muito útil... para os comerciates do centro da cidade. Afinal, um cuto a menos no orçamento deles...