segunda-feira, 18 de junho de 2007

Só hoje...

Foto: Ségio Costa


Hoje 'stou triste, 'stou triste
(Fernando Pessoa)



Hoje 'stou triste, 'stou triste.
'Starei alegre amanhã...
O que se sente consiste
Sempre em qualquer coisa vã.

Ou chuva, ou sol, ou preguiça...
Tudo influi, tudo transforma...
A alma não tem justiça,
A sensação não tem forma.

Uma verdade por dia...
Um mundo por sensação...
'Stou triste. A tarde está fria.
Amanhã, sol e razão.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Elas

Foto tirada em um fim de tarde da janela do meu ex-quarto

Gosto da palavra.

Pensada, escrita, dita
Bem dita, mal dita
Da palavra sugerida
Sem nunca ter sido diretamente proferida
Gosto do gosto das palavrinhas que ficam na ponta da lingua
E nas entrelinhas, ininhadas em significados subjetivos
Ou objetivos de cada sujeito-objeto.
Palavra falada mesmo quando se cala
Mas que se faz entender .
Gosto da palavra vista no barulhento silêncio do gesto.
Palavra que se diz perto, esperta e disperta a vontade de ouvir.
Gosto da palavra sentida
Mesmo que pareça perdida no poder da dor ou na energia da alegria.
Palavra que cria. Palavra que assim seria mesmo que não quizessemos que fosse.
Gosto de palavras doces. Que encantam por um enquanto, um canto, em qualquer canto.
Palavras que azedarão um dia, mas que significarão tanto.
Palavras.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vale a pena

Foi assim, mexendo, brincando, criando, redescobrindo as palavras que esse grupo chamou minha atenção assim que subiu no palco. Esse fim de semana tive a oportunidade de conhecer e me encantar com o Teatro Mágico. Vindos do Mundo de Os... Osasco, eles fazem uma apresentação que fica até difícil de rotular. Tem circo (nos rostos, nas roupas e nas acrobacias), tem teatro, tem música. Músicas sempre muito criativas sejam elas mais românticas ou mais dançantes. Enquanto eu buscava uma definição para o tipo de música deles me veio uma coisa na cabeça: eles são, cada um a sua maneira, como o Cordel do Fogo Encantado de São Paulo. Cada um com seu estilo, mas ambos com muita criatividade e carisma. E não é que ele cantou trechinhos de música de Cordel? Quase enlouqueço!! :)

A apresentação é contagiante e me surpreendeu a grande quantidade de fãs do grupo aqui em João Pessoa. Aí embaixo tem a música que eles abriram o show. Espero que depois de ler vocês sintam vontade de conhecer um pouco mais o grupo. Vale a pena!


Sintaxe À Vontade
O Teatro Mágico
Composição: Fernando Anitelli

"Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
Bem vindo ao teatro mágico!
sintaxe a vontade..."

Sem horas e sem dores
Respeitável público pagão
a partir de sempre
toda cura pertence a nós
toda resposta e dúvida
todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto ou indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto final!
afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
e estar entre vírgulas é aposto
e eu aposto o oposto que vou cativar a todos
sendo apenas um sujeito simples
um sujeito e sua oração
sua pressa e sua prece
que a regência da paz sirva a todos nós... cegos ou não
que enxerguemos o fato
de termos acessórios para nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto da crônica
e de todas as capas de edição especial
sejamos também o anúncio da contra-capa
mas ser a capa e ser contra-capa
é a beleza da contradição
é negar a si mesmo
e negar a si mesmo
é muitas vezes, encontrar-se com Deus
com o teu Deus
Sem horas e sem dores
Que nesse encontro que acontece agora
cada um possa se encontrar no outro e o outro no um
até porque...

tem horas que a gente se pergunta...
por que é que não se junta
tudo numa coisa só?







quarta-feira, 23 de maio de 2007

Ouça sempre!!!!


Quem um dia irá dizer que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer
Que não existe razão?


Já dizia Renato Russo...
Depois do que aconteceu ontem acendeu em mim a certeza de que devemos sempre ouvir o nosso coração sem questionar. Foi algo simples,mas muito bom!! Estava eu no shopping, indo pro trabalho, quando resolvo, sem motivo aparente, sair por uma outra saída do shopping. Na porta, dou de cara com a minha amiga Izabela!! Fiquei super feliz!! Já faz algum tempo que nossos caminhos se distanciaram. Cada uma trilhando seu em direções diferentes.Mas o sentimento que temos uma pela outra nunca mudou. Saí pela rua com um sorriso no rosto e uma sensação de que o tempo tinha voltado e eu estava pelas ruas da minha cidade, encontrando pessoas queridas pelo caminho. Conversando com uma amiga de trabalho, ela ficou emocionada com a história!!

Gente, pode parecer bobagem, mas ouçam sempre o coração de vocês!! Isso pode lhes trazer ótimos momentos!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

A princesa


"Caruaru, do meu Bom Jesus do Monte

Pra quem vive tão distante

Por força do destino

Ai, Caruaru, dos meus tempos de menino"





Essas palavras cantadas pelo singular Azulão tem uma força enorme para quem, por força do destino, está longe. Estar longe já é motivo para relembrar de muitas coisas principalmente do nosso tempo de menino. O meu, em Caruaru, foi muito bom. Poder correr pelas ruas do bairro toda tarde sem preocupação, jogar bola na rua da minha avó e ouvir a vizinha reclamando sempre que a bola batia na porta dela, na época de carnaval ir atrás das Ala Ursas e ficar vendo o ensaio dos maracatus que desfilavam pelo bairro (escuto o som daqueles tambores até hoje e me influênciaram muito). Sem fala no mela-mela no meio da rua (que eu sempre levava desvantagem). Ir ao cemitério Dom Bosco com minha avó no domingo e enquanto ela rezava para minha bisa, eu ficar brincando de "bicho de se esconder" com meus primos (porque lá se fala assim). Pegar tanajura, só pela farra mesmo, já que eu detesto até o cheiro delas! Ir ver os fogos no São João lá no campo do Central (que no final das contas não dava para ver nada de tanta fumaça). Ficar tomando banho de chuva. Ir para a barraca que do meu avô na feira (é a cantada po Luiz Gonzaga sim!!) e ficar comendo punhados de farinha bem quentinha.



Foi em Caruaru que eu cresci, que aprendi muito do que hoje carrego comigo. Foram 18 anos vividos lá. Inesquecíveis 18 anos que estão muito bem guardados dentro de mim. Faz pouco mais de 5 anos que Caruaru virou minha terra de alguns fins de semana, mas que nunca vai sair de mim.



Hoje a cidade completa 150 anos e enche ainda mais meu coração de saudades!!

domingo, 13 de maio de 2007

Para ela.Para todas.



"Poema"
(Cazuza / Frejat)

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo
Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás


Esse Poema, que hoje ouvi na voz de Ney Matogrosso, é a minha homenagem a minha e a mãe de todo mundo. Mulheres formidáveis, cada uma à sua maneira, que são fonte de inspiração, força, carinho e admiração. Mais uma vez não pude estar juntinho da minha hoje. Cerca de 260 quilômetros nos separam, mas ainda bem que existe uma forma de estamos sempre bem perto uma da outra: no coração e em pensamento.

Diferente da música, eu não tive um pesadelo, mas demorei uma eternidade para conseguir dormir. DVD, livro, nada me ajudou a mergulhar no mundo de Morpheu. Pensei muito na minha mãe, em como eu queria estar com ela hoje para que ela não se sentisse tão só em um dia em que todos estão reunidos. Mas nem tudo pode ser do jeito que queremos! É a vida! No meu caso a distância faz com que percamos muitos momentos. Não me arrependo, mas bom seria se pudéssemos, de alguma forma, estar mais próximas em muitos outros momentos.

Por mais que procuremos, nunca vamos encontrar carinho igual ao que elas nos dão. Crianças ou adultos para elas não faz diferença. Seremos sempre indefesos para que elas possam prontamente cuidar de nós. Mas o tempo vai passando e elas é que vão se tornando crianças que precisam de todo o nosso carinho e cuidado.

Falando em mãe, essa semana eu ouvi que sou "uma mãe em potencial". Depois fiquei pensando nisso. Se eu for para os meus filhos metado do que minha mãe foi pra mim, eles serão pessoas boas. O que eu terei para ensinar foi tudo aprendido com ela.

Que Deus continue, a cada amanhecer, recarregando as baterias dessas mulheres para que elas continuem nos passando toda a energia, amor e ternura que só os braços e os lábios delas podem transmitir. Que elas saibam sempre o quanto são importantes para nós.

Para ela, para todas as mães...

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Lições



Uma das coisas mais importantes na vida é aprender. Triste das pessoas que esperam apenas que os ensinamentos venham restritamente através da palavra proferida. O silêncio, as atitudes, a vida de outrem, tudo é fonte de grandes ensinamentos. Recentemente estive com com as pessoas mais importantes de minha vida. Uma delas é essa pessoinha aí da foto. Meu avô. 84 anos de muitas histórias para contar. Mesmo que ele não conte nada. Basta observar um pouco para aprender muito com ele. Uma pessoa que veio do sítio, que com muita luta criou 18 filhos ( não é fraco não eim?!!). Depois de 13 cirurgias, uma parada cardíaca e dois AVCs ele deixa transparecer no semblante tudo que viveu e agora o que sente. Ele é meio durão, mas se dobra com as minhas brincadeiras e de minha irmã. Demonstra todo o carinho que tem por nós perguntando tudo sobre nossas vidas. Ele também tem uma forma meio estranha de demonstrar isso. Nega comida, manda embora, mas tudo vai pelo ralo no final com uma deliciosa gargalhada. Minha mãe brincou com ele dizendo que nós nunca mais queriamos vê-lo e ele nos quebra as pernas dizendo que "não importa. O importante mesmo é que ele pensa em nós todos os dias". Quando a memória ,que está começando a falhar, não atrapalha, ele lembra de bons momentos e disfarçando deixa a lágrima escorrer pelo canto do olho. Ele, por sua simples existencia, sem nem falar nada, me ensina muita coisa.Aprendamos todos nós com as pessoas que estão ao nosso redor. A vida vai ser bem mais rica. Tenha certeza.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dias de Chuva

Tirada de dentro do ônibus, indo a Campina esperando a chuvar vir


Dias de lembrar de muita coisa que aconteceu em dias de chuva.
Dias em que a chuva caiu de uma hora para outra justamente quando você estava indo para o colégio (com aquela blusa branca da farda que quando molha fica transparente e, mesmo sem ter peito nenhum, ficava morrendo de vergonha).
Dias em que você ficava em casa, depois de chegar do colégio, enrolada num lençol na sala, vendo filme e comendo leite ninho com açúcar.
Dias em que você ficava tomando banho de chuva nas bicas que caiam das casas, andando descalço nos "rios" que se formavam junto ao meio fio.
Dias em que você rezava para ver um relâmpago, mas tinha medo quando vinha o trovão.
Dias em que você se assustava com as notícias de acidentes que acontecia por causa da chuva. Dias em que você relembra a infância e depois de "velho" se junta com uma amiga e vai tomar banho de chuva na rua à noite.
Dias em que você ia à praia, à noite, tomar banho de mar na chuva. Dias em que você passa o dia esperando pela chuva.
Dias em que você fica apenas admirando o dia se preparar para a chuva.

sábado, 14 de abril de 2007

Na pele...




Dentre as muitas coisas que vivem ocupando espaço na minha cabeça, hoje, tomando banho, me veio mais uma: nossa pele fala muito de nós mesmos. Se alguém é muito branco, provavelmente não pode tomar muito sol, se tem sardas é porque deve ter tomado muito sol (por que será que falei nisso??!!) . Algumas cicatrizes contam alguma coisa que aconteceu e que vai nos acompanhar para sempre bem além de nossas memória. Alguma travessura de infância, algum acidente, a marca de nossa "estabanação"(quando a gente não toma muito cuidado e bate a perna, o braço em todo canto e fica roxo). Ou ainda, marcas que pagamos para tê-las e ainda temos que sofrer com a dor das agulhas para depois ficarmos cheios de orgulho do que escolhemos para tatuar e carregar para o resto da vida! (Se é pra tirar com o laser depois é melhor não fazer!!!). Se você resolveu tatuar algo é porque aquilo tem algum significado pra você, você tem que gostar (pelo menos acho que é pra ser assim e não entendo quando algué tem caveiras ou outras coisas estranhas tatuadas. O que elas querem dizer? Alguém me explica?!)

A minha pele fala muito. Tomei muito sol, já me operei, resolvi deixar marcado para sempre em minha pele coisas que adoro e que tem significado. A sua pele também fala???


sexta-feira, 13 de abril de 2007

Para começar... Feliz!!

Nada melhor do que poder inaugurar um novo espaço com a alma alegre e cheia de orgulho. Ontem fui assistir ao espetáculo do meu conterrâneo Antônio Nóbrega. Um homem que já anuncia no próprio nome toda a nobreza do povo. Um Antônio. Um nobre. Nóbrega. E para os que conhecem o trabalho do artista sabe que isso não é nenhuma rasgação de seda ou apenas mais uma manifestação do bairrismo que tenho nas entranhas. Não tem como ficar indiferente a representação que Nóbrega é da cultura pernambucana. Quando se fala em Pernambuco qual a primeira coisa que você lembra? Quando você vê Nóbrega, de que você se lembra? Ele é a cara do frevo. Ele vibra como o frevo.

A cultura pernambuca está bem representada na voz, violino e veias desse Antônio que pula, canta, brinca e faz do palco uma grande praça onde alegria, embebida pela música, vira doença que contagia. Doença? É. Os sintomas em mim eram notórios: primeiro os meus lábios começaram a se movimentar, como se alguém tivesse puxado os cantos de minha boca em direção às orelhas, sabe tipo um sorriso? O coração dando pulos, um tremor no corpo insistia em não deixar as minhas pernas paradas mesmo sentada na poltrona. E os arrepios então? Ficaram comigo durante quase uma hora e meia de espetáculo (em todos os sentido que possamos encontrar no dicionário)

Ah! Mas não acabou não! Como se não bastasse tudo isso dentro do teatro, depois do bis, os músicos inventam de transformar a Praça do Povo do Espaço Cultural em uma lembrança das ladeiras de Olinda em pleno carnaval e saem tocando e enchendo mais ainda o meu coração de alegria. E fui dormir uma pessoa mais feliz!!!