quarta-feira, 13 de abril de 2011

Além do que se vê

Não, o título não é a música de Los Hermanos. Eu vinha pensando nisso hoje enquanto voltava pra casa. Quando você olha pra mim, o que você vê? O que eu sou? O que eu pareço ser? O que você idealiza que eu seja? Fiquei olhando as pessoas nas paradas de ônibus ao longo da Epitácio Pessoa. 


A cada parada escolhia uma pessoa parada e ficava olhando pra ela. Ví um cara com sombrinha na mão e de braços cruzados e cara de bobo. Pensei: esse deve ser filho único ou morar com a mãe, tipo que não faz nada sozinho. Depois olhei uma baixinha, loira com quatro dedos de raiz preta, sobrancelhas grossas e roupas "fashion-populares". Pensei: deve ser do interior, com várias amigas ligadas em moda e quer entrar na onda de uma praia que não é muito a dela. Na parada seguinte ví uma mulher com um menininho de pouco mais de um ano. Magrinha, branquinha e com cara de novinha. Pensei: era a filhinha do papai, CDF da sala e engravidou do primeiro namorado e agora fica só em casa cuidando do filho. 


Aí, foi na parada seguinte, que parei e pensei. O que será que pensam de mim quando me olham por aí, na rua, como fiz com essas pessoas? O que parece pode ser mas pode também só parecer.

PS.:  Aí, claro, depois disso tudo "viajei". E o Epitácio? Que "pessoa" seria? (ai ai... só eu mesmo)

PS 2.: Em tempo: não fico julgando ninguém pela aparência. Foi uma forma que arrumei de passar o tempo e surgiu o questionamento.

4 comentários:

Nanda disse...

Quando eu for rica, vou te dar um ipod de presente pra tu ficar vendo vídeos bacanas e...aaaaaaah todo mundo faz isso, confessa! Todo mundo olha pros outros e pensa algo. Num é Julgamento é só vontade de mostrar pra si mesmo que é uma boa "analista" de personagens do cotidiano.

bjooos

Unknown disse...

Gil... eu faço algo parecido, mas normalmente eu paro e penso: 'eu acho que eu nao gostaria de ser observeado e analisado' - mas é irresistivel. hehehehe
mas a ideia da Nanda Sales é boa, vc precisa de algum intreterimento pela longa jornada ate em casa. :P hehehehe (brincadeira) :)

bjos

Alessandra Nogueira disse...

Vou dizer o que eu penso quando te vejo: Imagino que você é uma pessoa alegre, jovem e inteligente. Que estuda e batalha pra conseguir o que quer.

Agora vou dizer o que penso quando leio algumas coisas que você escreve: Imagino você uma pessoa solitária e sensível. Que almeja encontrar alguém que a compreenda e faça feliz

As vezes passamos a impressão de sermos alguém que nem somos, por isso não tiro conclusões por fatos isolados. Prefiro conhecer as pessoas antes de julgá-las.

Mas já gosto de você pelo pouco que te conheço.

Gil de todos os dias disse...

Nanda, eu vou ouvindo música, lendo um livrinho, mas não tem jeito. Paro e fico olhando as pessoas, imaginando alguma coisa sobre a vida delas!

Ainda bem que eu sou normal, né Eiji?!

Alessandra, sou bem transparente então! Você acertou quase tudo!!! =)