sexta-feira, 13 de abril de 2007

Para começar... Feliz!!

Nada melhor do que poder inaugurar um novo espaço com a alma alegre e cheia de orgulho. Ontem fui assistir ao espetáculo do meu conterrâneo Antônio Nóbrega. Um homem que já anuncia no próprio nome toda a nobreza do povo. Um Antônio. Um nobre. Nóbrega. E para os que conhecem o trabalho do artista sabe que isso não é nenhuma rasgação de seda ou apenas mais uma manifestação do bairrismo que tenho nas entranhas. Não tem como ficar indiferente a representação que Nóbrega é da cultura pernambucana. Quando se fala em Pernambuco qual a primeira coisa que você lembra? Quando você vê Nóbrega, de que você se lembra? Ele é a cara do frevo. Ele vibra como o frevo.

A cultura pernambuca está bem representada na voz, violino e veias desse Antônio que pula, canta, brinca e faz do palco uma grande praça onde alegria, embebida pela música, vira doença que contagia. Doença? É. Os sintomas em mim eram notórios: primeiro os meus lábios começaram a se movimentar, como se alguém tivesse puxado os cantos de minha boca em direção às orelhas, sabe tipo um sorriso? O coração dando pulos, um tremor no corpo insistia em não deixar as minhas pernas paradas mesmo sentada na poltrona. E os arrepios então? Ficaram comigo durante quase uma hora e meia de espetáculo (em todos os sentido que possamos encontrar no dicionário)

Ah! Mas não acabou não! Como se não bastasse tudo isso dentro do teatro, depois do bis, os músicos inventam de transformar a Praça do Povo do Espaço Cultural em uma lembrança das ladeiras de Olinda em pleno carnaval e saem tocando e enchendo mais ainda o meu coração de alegria. E fui dormir uma pessoa mais feliz!!!

Um comentário:

Aprendendo a viver disse...

Ai Gil... Que lindo... que emocionante... primeiro o espetáculo... deve ser maravilhoso ver a nossa alma através de um artista como o "nosso" Antonio Nobrega... e segundo ver você escrevendo dessa maneira cada vez mais madura... parabéns estou cada vez mais orgulhosa...
Em relação ao que vc escreveu no meu blog... Na hora veio na minha mente o que com certeza veio na sua... muitos sorrisos e lagrimas... um periodo de muita cumplicidade da nossa amizade que ficará eternizado... Ai, ai... Espero que vc tenha se sinto muito bem representada... Beijosss..