sexta-feira, 20 de abril de 2007

Dias de Chuva

Tirada de dentro do ônibus, indo a Campina esperando a chuvar vir


Dias de lembrar de muita coisa que aconteceu em dias de chuva.
Dias em que a chuva caiu de uma hora para outra justamente quando você estava indo para o colégio (com aquela blusa branca da farda que quando molha fica transparente e, mesmo sem ter peito nenhum, ficava morrendo de vergonha).
Dias em que você ficava em casa, depois de chegar do colégio, enrolada num lençol na sala, vendo filme e comendo leite ninho com açúcar.
Dias em que você ficava tomando banho de chuva nas bicas que caiam das casas, andando descalço nos "rios" que se formavam junto ao meio fio.
Dias em que você rezava para ver um relâmpago, mas tinha medo quando vinha o trovão.
Dias em que você se assustava com as notícias de acidentes que acontecia por causa da chuva. Dias em que você relembra a infância e depois de "velho" se junta com uma amiga e vai tomar banho de chuva na rua à noite.
Dias em que você ia à praia, à noite, tomar banho de mar na chuva. Dias em que você passa o dia esperando pela chuva.
Dias em que você fica apenas admirando o dia se preparar para a chuva.

sábado, 14 de abril de 2007

Na pele...




Dentre as muitas coisas que vivem ocupando espaço na minha cabeça, hoje, tomando banho, me veio mais uma: nossa pele fala muito de nós mesmos. Se alguém é muito branco, provavelmente não pode tomar muito sol, se tem sardas é porque deve ter tomado muito sol (por que será que falei nisso??!!) . Algumas cicatrizes contam alguma coisa que aconteceu e que vai nos acompanhar para sempre bem além de nossas memória. Alguma travessura de infância, algum acidente, a marca de nossa "estabanação"(quando a gente não toma muito cuidado e bate a perna, o braço em todo canto e fica roxo). Ou ainda, marcas que pagamos para tê-las e ainda temos que sofrer com a dor das agulhas para depois ficarmos cheios de orgulho do que escolhemos para tatuar e carregar para o resto da vida! (Se é pra tirar com o laser depois é melhor não fazer!!!). Se você resolveu tatuar algo é porque aquilo tem algum significado pra você, você tem que gostar (pelo menos acho que é pra ser assim e não entendo quando algué tem caveiras ou outras coisas estranhas tatuadas. O que elas querem dizer? Alguém me explica?!)

A minha pele fala muito. Tomei muito sol, já me operei, resolvi deixar marcado para sempre em minha pele coisas que adoro e que tem significado. A sua pele também fala???


sexta-feira, 13 de abril de 2007

Para começar... Feliz!!

Nada melhor do que poder inaugurar um novo espaço com a alma alegre e cheia de orgulho. Ontem fui assistir ao espetáculo do meu conterrâneo Antônio Nóbrega. Um homem que já anuncia no próprio nome toda a nobreza do povo. Um Antônio. Um nobre. Nóbrega. E para os que conhecem o trabalho do artista sabe que isso não é nenhuma rasgação de seda ou apenas mais uma manifestação do bairrismo que tenho nas entranhas. Não tem como ficar indiferente a representação que Nóbrega é da cultura pernambucana. Quando se fala em Pernambuco qual a primeira coisa que você lembra? Quando você vê Nóbrega, de que você se lembra? Ele é a cara do frevo. Ele vibra como o frevo.

A cultura pernambuca está bem representada na voz, violino e veias desse Antônio que pula, canta, brinca e faz do palco uma grande praça onde alegria, embebida pela música, vira doença que contagia. Doença? É. Os sintomas em mim eram notórios: primeiro os meus lábios começaram a se movimentar, como se alguém tivesse puxado os cantos de minha boca em direção às orelhas, sabe tipo um sorriso? O coração dando pulos, um tremor no corpo insistia em não deixar as minhas pernas paradas mesmo sentada na poltrona. E os arrepios então? Ficaram comigo durante quase uma hora e meia de espetáculo (em todos os sentido que possamos encontrar no dicionário)

Ah! Mas não acabou não! Como se não bastasse tudo isso dentro do teatro, depois do bis, os músicos inventam de transformar a Praça do Povo do Espaço Cultural em uma lembrança das ladeiras de Olinda em pleno carnaval e saem tocando e enchendo mais ainda o meu coração de alegria. E fui dormir uma pessoa mais feliz!!!